top of page

Tudo sobre a Industria 4.0 e as profissões mais impactadas

  • Foto do escritor: Realize 3D
    Realize 3D
  • 21 de jan. de 2020
  • 3 min de leitura

O QUE É A INDUSTRIA 4.0?

A industria 4.0 tem a ver com a forma de produção industrial, sobre como o mercado agrega as novas tecnologias que vão surgindo - graças ao avanço tecnológico e digital - ao desenvolvimento dos produtos que serão disponibilizados ao consumidor, ou que serão utilizados como forma de otimizar os processos de trabalho.


Quando falamos de revolução industrial lembramos como o surgimento de novas formas de produção e descobrimento de novas aplicações de matérias-prima foram um marco importante na história de civilizações, e também como mudaram a relação entre o homem e o trabalho.


Hoje, a industria 4.0 é esse marco que será lembrado no futuro. Ainda que esteja se popularizando, o impacto de algumas tecnologias ainda são muito surpreendentes para muitas pessoas. Quando pensaríamos que, por exemplo, seria possível a utilização de um computador para desenvolver um órgão humano? ou que, através do BIG DATA teríamos acesso a tão grande número de informações pelas redes sociais.


Definição de Industria 4.0:

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. (Wikipédia)

As principais tecnologias que integram a Indústria 4.0 são:

  • Internet das Coisas;

  • Impressão 3D;

  • Manufatura híbrida;

  • Sistemas de simulação;

  • Computação em nuvem;

  • Sensores e atuadores;

  • Big data;

  • Sistemas de conexão entre máquinas;

  • Infraestrutura de comunicação;

  • Inteligência artificial;

  • Robótica avançada.


INDUSTRIA 4.0 NO MUNDO E NO BRASIL

As novas tecnologias vão aos poucos ganhando espaço na industria e nas grandes empresas pelo mundo à medida que o conhecimento dos seus benefícios se torna maior. Países como EUA, Japão, Israel e Alemanha, já acostumados à inclusão de tecnologias inovadoras, adotam por volta de 15% dessas tecnologias à sua produção, segundo a ABDI. Em comparação, o Brasil adota menos de 4%.


De acordo com a pesquisa do Instituto de Transformação Digital da Capgemini, os produtores esperam que seus investimentos em fábricas inteligentes sejam responsáveis por um aumento de 27% de produtividade nos próximos cinco anos, o que deve adicionar $500 bilhões à economia global.


Um dado da Confederação Nacional da Industria mostra que os pedidos de patentes de tecnologias da Indústria 4.0 cresceram 11 vezes na última década, saindo de 1.202 em 2008 para 14.634 em 2017. Isto mostra em que passo esse movimento cresce no Brasil, e mostra mais ainda o quanto essa tecnologia já atingiu os países mais desenvolvidos e como atingirá com força o futuro.


Um fator importante para a alavancagem das novas tecnologias são os mecanismos de fomento publico para investimentos em tecnologias da industria 4.0. A Lei do Bem é um exemplo dessa iniciativa do governo. Dessa forma a competitividade entre as empresas aquece o mercado e gera novas oportunidades e possibilidades de negócios, mudando aos poucos o clima de incerteza financeira no Brasil.


Outros incentivos vêm das universidades e do setor privado que oferecem cursos voltados à utilização de novas tecnologias e de conhecimentos diversos voltados ao assunto. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, lançou um curso de especialização em Fábrica Digital e Industria 4.0; o SEBRAE lançou cursos online gratuito sobre a Industria 4.0.


ALGUMAS APLICAÇÕES DA MANUFATURA AVANÇADA

- Inspeção de plataformas petrolíferas: o que antes era feito por pessoas agora foi substituído pelo uso de drones e robôs, com a vantagem de que estes chegam em lugares que são considerados de risco para pessoas. Além disso, a diferença de tempo de inspeção de uma embarcação problemática, por exemplo, é 23 vezes mais rápida quando feita por um drone;

- Realidade aumentada: uma função interessante dessa tecnologia é a utilização para treinamento de funcionários para novos processos dentro da empresa;

- Monitoramento contínuo: através da Internet das Coisas é possível fazer o monitoramento, recebendo e oferecendo informações em tempo real de processos, e otimizá-los;

- Sensor de presença: para administrar melhor a cadeia logística e ter a posição exata de cada posição do produto;

- Mobilidade física e qualidade de vida: é possível imprimir em 3D próteses de orgãos humanos, palmilhas de correção de pisada, entre outras facilidades.


 
 
 

コメント


R

© 2023 by Robert Caro. Proudly created with Wix.com

bottom of page